O último relatório de síntese mensal divulgado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) indica que o seguro automóvel continuou a crescer no primeiro semestre de 2024. Segundo os dados, a arrecadação de prêmios no seguro auto alcançou R$ 22,68 bilhões nos primeiros cinco meses do ano, um aumento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2023, os prêmios de seguro automóvel totalizaram R$ 26,99 bilhões no primeiro semestre, um crescimento de 18,3% em comparação a 2022. Eucrésio Neto, Diretor Regional Norte Nordeste da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, afirma que esses dados demonstram uma constância no crescimento da procura pelo seguro auto.
“Há vários fatores a serem considerados. Houve um aumento de emplacamentos de veículos, e os produtos de seguro auto tornaram-se mais atrativos, com mais tecnologia e acessibilidade, devido às inovações. Além disso, estão mais personalizados para o perfil dos clientes e contam com corretores cada vez mais preparados para atender o mercado”, explica Neto.
No que se refere aos emplacamentos, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) anunciou que, este ano, já foram registrados mais de 848,8 mil emplacamentos, um aumento de 15,74% em comparação ao ano passado. Segundo a federação, esses dados refletem o impacto do crédito mais abundante e do melhor índice de confiança por parte dos consumidores e empresários, apresentando alta tanto em junho quanto no acumulado do primeiro semestre de 2024.
Para Andreta Jr., presidente da Fenabrave, a tendência é de aumento contínuo no consumo. Com a sanção da lei que regulamenta o Programa Mover, as montadoras devem se sentir estimuladas a investir em novos produtos, o que deve impactar positivamente as vendas nos próximos anos. A Fenabrave destacou ainda que os emplacamentos acumulados até junho são os melhores para o período desde 2014.
Para Além do Seguro Auto
“É uma consequência natural. Quanto mais veículos são adquiridos, mais seguros são contratados”, explica Neto, diretor da Lojacorr. No entanto, ele alerta que as pessoas devem estar atentas e protegidas também em outros aspectos de suas vidas. Por isso, além do seguro automóvel, é essencial que os brasileiros invistam em outras formas de proteção. Cabe aos corretores conscientizar e oferecer uma ampla gama de coberturas.
“Não adianta atender o cliente apenas no segmento de automóveis. Junto ao seguro auto, existem outras demandas que o setor deve suprir. É necessário que o corretor ofereça proteção para a vida, saúde e patrimônio do cliente. Isso só é possível por meio do investimento em capacitação.”
Neto destaca que a capacitação contínua é fundamental para fortalecer o mercado de seguros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país, onde o seguro auto é o carro-chefe. “Corretores bem capacitados podem oferecer um atendimento mais abrangente e de qualidade, contribuindo para o crescimento e fortalecimento do setor”, conclui.